Eu estou realmente me tornando um fã ardoroso do cinema nórdico (especialmente da Suécia e Noruega - afinal, foi o que eu encontrei até agora! haha). Acho que tem muito a ver com o fato de que a mitologia deles é muito massa mesmo, mas os diretores também estão caprichando nos roteiros e também na fotografia.
Um primeiro exemplo que eu gostaria de compartilhar com vocês se chama O Caçador de Trolls (Trolljegeren, no original em Norueguês). É um filme de 2010 que é simplesmente tão bizarro quanto interessante! Trata de Trolls, um dos seres mais interessantes da mitologia nórdica. Veja o trailer abaixo e tire suas conclusões. Se gostar, procure assistir e depois mande um comentário sobre o que achou.
Outro exemplo, que eu assisti mais recentemente, chama-se Thale. Também norueguês, é um filme de 2012 que usa como tema de fundo a lenda das Huldras, espécies de sereias da floresta, bastante sedutoras apesar de terem um rabo de vaca (?). O filme é interessantíssimo primeiramente porque já deixa bem claro logo no trailer do que se trata. Não há surpresa quanto ao tipo de criatura (principalmente se você for Norueguês, já conhecer a lenda ou ter lido esse post antes), mas sim quanto ao desenrolar da história. Isso me leva a crer que talvez esses diretores sejam daqueles que acreditem que uma boa história é mais importante do que meras cenas de nudez ou grandes efeitos especiais (viva!). O trailer está a seguir. Espero que você veja esse filme, e depois diga o que achou. Eu gostei muito.
Por fim, o filme de vampiros mais espetacular que eu já vi na minha vida! Ele se chama Deixe Ela Entrar (Låt den rätte komma in, no original em Sueco). É um filme de 2008 sobre um menino tímido que sofre bullying constante na escola, e que eventualmente conhece uma menina também tímida que é (por acaso) uma vampira. Parece cliché? Bom, assista ao filme e depois me diga. A fotografia do filme é belíssima (principalmente a cena de abertura, com os flocos de neve caindo), a história é interessantíssima, o filme deixa um monte de pontas soltas DE PROPÓSITO (tenho certeza!) que faz com que você saia do cinema (ou da sua sala de estar) e fique falando a respeito com os amigos por ao menos 5 dias. Ah, e tem trilha sonora da banda Roxette em Sueco. :) Falta mencionar que o final é muito legal, que o filme não apela para cenas de violência sem sentido. Ah, depois que assistir, me diga quem você achou mais frágil: o menino ou a menina. :) Segue o trailer pra aguçar a curiosidade:
:wq
Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário