quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ah!, a mitologia nórdica...

Se você já leu algum dos meus posts (em qualquer lugar, não só nesse blog), já deve ter percebido que eu gosto de cinema, especialmente de fantasia, suspense e horror. Bom, ultimamente (e muito graças à Internet) eu tenho tido a feliz capacidade de encontrar bons filmes estrangeiros, daqueles que jamais chegariam a um cinema brasileiro (ou que, se chegarem, ficarão em cartaz apenas um ou dois dias para serem trocados por alguma porcaria holywoodana).

Eu estou realmente me tornando um fã ardoroso do cinema nórdico (especialmente da Suécia e Noruega - afinal, foi o que eu encontrei até agora! haha). Acho que tem muito a ver com o fato de que a mitologia deles é muito massa mesmo, mas os diretores também estão caprichando nos roteiros e também na fotografia.

Um primeiro exemplo que eu gostaria de compartilhar com vocês se chama O Caçador de Trolls (Trolljegeren, no original em Norueguês). É um filme de 2010 que é simplesmente tão bizarro quanto interessante! Trata de Trolls, um dos seres mais interessantes da mitologia nórdica. Veja o trailer abaixo e tire suas conclusões. Se gostar, procure assistir e depois mande um comentário sobre o que achou.


Outro exemplo, que eu assisti mais recentemente, chama-se Thale. Também norueguês, é um filme de 2012 que usa como tema de fundo a lenda das Huldras, espécies de sereias da floresta, bastante sedutoras apesar de terem um rabo de vaca (?). O filme é interessantíssimo primeiramente porque já deixa bem claro logo no trailer do que se trata. Não há surpresa quanto ao tipo de criatura (principalmente se você for Norueguês, já conhecer a lenda ou ter lido esse post antes), mas sim quanto ao desenrolar da história. Isso me leva a crer que talvez esses diretores sejam daqueles que acreditem que uma boa história é mais importante do que meras cenas de nudez ou grandes efeitos especiais (viva!). O trailer está a seguir. Espero que você veja esse filme, e depois diga o que achou. Eu gostei muito.


Por fim, o filme de vampiros mais espetacular que eu já vi na minha vida! Ele se chama Deixe Ela Entrar (Låt den rätte komma in, no original em Sueco). É um filme de 2008 sobre um menino tímido que sofre bullying constante na escola, e que eventualmente conhece uma menina também tímida que é (por acaso) uma vampira. Parece cliché? Bom, assista ao filme e depois me diga. A fotografia do filme é belíssima (principalmente a cena de abertura, com os flocos de neve caindo), a história é interessantíssima, o filme deixa um monte de pontas soltas DE PROPÓSITO (tenho certeza!) que faz com que você saia do cinema (ou da sua sala de estar) e fique falando a respeito com os amigos por ao menos 5 dias. Ah, e tem trilha sonora da banda Roxette em Sueco. :) Falta mencionar que o final é muito legal, que o filme não apela para cenas de violência sem sentido. Ah, depois que assistir, me diga quem você achou mais frágil: o menino ou a menina. :) Segue o trailer pra aguçar a curiosidade:



E, por hoje é só que eu tenho que estudar antes de sair pra dar uma aula.

:wq
Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário