quarta-feira, 26 de junho de 2013

Simulação de Líquidos em Flash

Eis aqui uma ideia bacana de como simular líquidos no Flash (que dá pra ser adaptada pra outras ferramentas com bastante facilidade):

  1. Na "superfície" do líquido, adicione pequenas bolinhas e faça-as serem animadas com física. Dá pra usar alguma biblioteca pronta (como o Box2D, por exemplo) ou fazer manualmente (não é assim tão difícil nesse caso: a colisão pode usar círculo envolvente e dá pra simular gravidade e forças adicionais com vetores 2D).
  2. Use blur (gaussiano) para borrar a renderização do resultado da física.
  3. Faça uma limiarização para tornar o resultado binário (ou seja, branco e preto, por exemplo) e obter bordas sem gradiente.
Vi essa abordagem sugerida em vários sites, e achei simples e inteligente. Eis aqui um exemplo ilustrativo, produzido por Patrick Matte:

Criado por Patrick Matte

:wq
Luiz

EDIT: Neste link há uma explicação bastante bacana (em inglês), em que o autor utilizou Java 2D. So f...ing cool! :)

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