P.S.: Você pode fazer download do Zork original da Infocom aqui ou jogar online se preferir - só não sei se ainda dá pra fazer o esqueminha do bote na versão online. :)
:wq
O Bote Mágico de Zork
Designer: Steve Meterzky
Na aventura em texto da Infocom, Zork I, havia um bote salva-vidas de borracha e uma bomba de ar que você podia usar para inflá-lo. Havia, de fato, dois objetos de bote: o bote desinflado (chamado, se bem me lembro, "pilha de plástico") e o bote inflado (denominado, se bem me recordo, "bote de borracha").Zork (e muitos games subsequentes da Infocom) tinha um limite de quanto "inventário" um jogador poderia carregar. Isso era feito dando a cada objeto um peso e somando o peso total dos objetos no inventário de um jogador. Se você tentasse pegar um objeto que o deixasse acima do limite de peso, a tentativa iria falhar.
Alguns objetos eram recipientes, ou seja, você podia colocar outros objetos dentro deles. A verificação do peso do inventário também considevara esses itens aninhados. O bote, evidentemente, era um recipiente.
Como o bote era composto por dois objetos, se você segurasse o bote inflado e o desinflasse, o bote inflado era transportado para a terra de ninguém e o bote desinflado se transportava para o seu inventário.
Um jogador percebeu que podia carregar o bote com um monte de coisas e, logo após, desinflá-lo, e a contribuição do bote para o limite do inventário não incluiria as coisas que estavam dentro do bote, já que ele estava na terra de ninguém. Quando preciva de algo que estava no bote, o jogador pegava o bote desinflado, inflava-o e lá estava o objeto. Assim, ele era capaz de burlar o limite de inventário.
No início, o implementador de Zork, Marc Blank, ficou horrorizado com esse "bug" e começou a consertá-lo. Mas, depois, decidiu que era um modo tão engenhoso de burlar o limite de inventário que qualquer jogador capaz de pensar nesse modo merecia usá-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário