sábado, 17 de janeiro de 2015

Executando o Ubuntu em tela cheia no Hyper-V

Se você já precisou usar o Hyper-V (no Windows 8, por exemplo) rodando uma máquina virtual do Ubuntu já deve ter percebido que o modo de tela cheia as vezes não usa toda a tela do seu monitor, e a configuração do Ubuntu mostra uma resolução máxima bem menor do que aquela que o seu monitor suporta.

Fuçando na Internet descobri uma maneira de configurar o Ubuntu para que ele force uma resolução que você deseja diretamente como um parâmetro do kernel (traduzido da fonte original):

1. No Ubuntu rodando dentro da máquina virtual, abra um terminal e digite (você também pode editar o arquivo 'grup' no editor de sua preferência se não curtir muito usar o vi):

sudo vi /etc/default/grub

2. Procure pela linha com o parâmetro GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT. Adicione a esse parâmetro o valor "video=hyperv_fb:1280x1024" (a informação com a resolução desejada no seu monitor, sem as aspas). Vai ficar assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash video=hyperv_fb:1280x1024"

3. Salve o arquivo e execute o seguinte comando para atualizar:

sudo update-grub

4. Agora é só reiniciar a sua máquina virtual e tádá! :)

Muito útil!

:wq



7 comentários:

  1. Funcionou perfeitamente, mas precisei substituir o 'vi' por 'nano' - uso o ubuntu 16.04. Com o vi, não consegui editar o arquivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não esqueceu do `sudo`, né? :) De todas as formas, que bom que funcionou. Fico feliz que o texto ajudou outras pessoas. []s

      Excluir